270 filmes LGBT num livro só!




Livro Cine Arco-íris - 100 anos de cinema LGBT nas telas brasileiras. Mais de 270 filmes. Histórias de bastidores. Sinopses detalhadas. Curiosidades históricas. Único livro brasileiro sobre o assunto. Obra de referência. Mais de 500 horas de emoções. À venda nas melhores livrarias!

Que os homossexuais gostam de cultura todo mundo sabe. Foi pensando nisso que resolvi juntá-los a um dos maiores difusores de cultura do mundo: a sétima arte, o cinema. E não estou falando só dos gays na frente da tela, mas também os que ficam fora, atrás, e dentro dela.

É claro que filmes com personagens gays (bem ou mal representados) existem aos montes, e a lista de todos daria um livro imenso. Por esse motivo, fiz uma triagem e criei algumas regras para um filme ser bem representado neste livro.

O critério é o seguinte: o filme precisa girar em torno de um tema homossexual ou o personagem principal precisa ser homossexual (ou bissexual ou transexual).

O livro foi dividido em capítulos, por décadas. E em cada capítulo uma página de abertura relata como era a vida de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais na época, para você se situar no tempo e na história.

Os primórdios do cinema, por terem poucos filmes, constituem o capítulo inicial.

A partir dos anos 1950, os filmes são agrupados de 10 em 10 anos. Eles são listados primeiramente pela época de exibição, e, dentro de cada década, por ordem alfabética, para facilitar a consulta.

Na linha superior, logo abaixo do título do filme em português, você terá em ordem: o nome original do filme, o ano de produção, o país (ou países) produtor(es), o nome do diretor, e o tempo de duração.

Mas e os filmes que não seguem essas regras?

Não se preocupe. Elaborei uma seção chamada “Menção honrosa” para falar de todos os filmes não citados antes.

Tentei reunir o máximo de produções até 2009. Mas, é claro, posso ter esquecido algum filme. Se você assistiu algum que não está neste livro e acha que deveria ter sido incluído, escreva para mim, para que eu possa acrescentá-lo na
próxima edição, pois o livro será sempre revisado.

Comentários