Uma arte infinita



A data de 28 de dezembro de 1895 é especial no que se refere ao cinema e sua história. Nesse dia, no Salão Grand Café, em Paris (França), os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento, que chamaram de cinematógrafo. O evento causou comoção nos trinta e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, essa arte conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O primeiro filme exibido foi "Chegada de um trem à cidade" (L'Arrivée d'un train à la ciotat).

O ilusionista francês Georges Méliès começou a exibir filmes em 1896. Ele ganhou uma "filmadora" e imediatamente iniciou a produção de filmes. Ele foi pioneiro em alguns efeitos especiais. Seu filme "Viagem à lua", de apenas 14 minutos, foi o primeiro a tratar sobre o tema alienígenas. Um de seus primeiros registros cinematográficos mostra o próprio Georges Méliès dançando com um outro homem de bigodes uma dança ligeira, lado a lado.

Imagem: https://www.revistaprosaversoearte.com/o-primeiro-filme-dos-irmaos-lumiere-ganha-restauracao-incrivel-em-4k-e-viraliza-na-rede/

Comentários