Dia do Orgulho Lésbico: 19 de Agosto

Dia do Orgulho Lésbico - imagem do Facebook: https://www.facebook.com/cassndrarios1

Nesta sexta-feira (19) é celebrado o Dia do Orgulho Lésbico, data escolhida em memória à primeira grande manifestação de mulheres lésbicas no Brasil, ocorrida em 1983, no que ficou conhecido como o “Stonewall brasileiro”.

A data tem objetivo de dar visibilidade e pedir por respeito às lésbicas.

Em 19 de agosto de 1983, enquanto o país ainda estava em uma ditadura militar, ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf) ocuparam o Ferro’s Bar, no centro de São Paulo, para protestar contra os abusos e preconceitos que vivenciavam no local.

Na ocasião, as manifestantes protestaram contra a proibição da venda e distribuição de um panfleto que chamava atenção para os direitos das mulheres e, especificamente, das lésbicas.

Quantas?

Estima-se que no Brasil, 2,9 milhões de pessoas sejam lésbicas, gays ou bissexuais, segundo dados da pesquisa nacional de saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em 2019. Desse número, 0,9% se declaram lésbicas.

Saiba mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/19-de-agosto-dia-do-orgulho-lesbico-reforca-luta-contra-estereotipos/

Imagem do Facebook sobre Cassandra Rios: https://www.facebook.com/cassndrarios1

PS: o nosso livro Cine Arco-íris tem mais de 100 filmes lésbicos em sua lista! Confira: https://linktr.ee/livrocinearcoiris

Comentários