Ideologia de Gênero: Machismo

Livro "Os meninos são a cura do machismo"

Tiago Iorc lançou uma música e se descobriu no meio de um campo de batalha com inimigos adiante e na retaguarda. De um lado, o homem tradicional, temeroso de ver o seu lugar de todo-poderoso questionado pela fragilidade da letra de Tiago, responde com chacota. 

De outro, um exército de mulheres machucadas, que não querem ver os homens assumirem o holofote do espetáculo de suas feridas abertas, reagem com hostilidade. Vim aqui falar dessas mulheres, que são a parte que me toca. Sua hostilidade parte de sentimentos justos e profundamente humanos. E todos sentimentos que precisam ser superados se quisermos olhar para o futuro —ou seguiremos secando gelo contra o machismo como temos feito nas últimas décadas. Porque podemos criar Lei Maria da Penha, Lei Carolina Dieckmann, botar cara que não paga pensão na cadeia, o que for. Mas todas essas políticas chegam tarde demais. Todas chegam às mulheres depois que já foram rejeitadas, feridas, violentadas...

A jornada de Tiago, não. A jornada de Tiago, do cara que olha pra si com coragem e reavalia seu papel de sujeito no meio da engrenagem da opressão, é o caminho da prevenção. É o caminho que ataca os homens na raiz do problema do machismo. E a dura verdade é que nós, mulheres, detestamos esse papo porque isso inclui reconhecer que nós também fazemos parte da Grande Fábrica de Homens Tóxicos que se tornou a nossa sociedade. Nós, mulheres, também somos vetores de propagação do machismo e outros tipos de opressão, principalmente sobre crianças e homens menos privilegiados do que nós.

Como parte da pesquisa para escrever o livro "Os meninos são a cura do machismo", eu entrevistei cerca de 600 homens sobre como eles entendem a masculinidade. O quadro que vi não foi muito diferente da letra da música de Tiago. A maioria desses homens se sentia impedida de ser quem era e sufocada pela noção atual de masculinidade. Mas quanto mais a fundo eu ia na pesquisa, mais eu descobria que os homens são violentos porque a sua criação é extremamente violenta.

Texto de Nana Queiroz. Imperdível!

Veja mais em https://www.uol.com.br/universa/colunas/2021/11/20/precisamos-falar---e-ouvir-os-homens-falarem---sobre-machismo.htm

Comprar o livro: https://www.amazon.com.br/Os-meninos-s%C3%A3o-cura-machismo/dp/6555873078/

Nota do autor do blog: o machismo sim, é ideologia de gênero!

Comentários