02 - Melhore seu currículo mona ! - ADD Clara em Nieves

 "ah ! mais as bibas trabalham bem" e foi essa aqui uma das coisas que mais escutei durante os anos que trabalhei na hotelaria tradicional. Hoje quero tirar meu espaço aqui pra falar um pouco mais sobre meu lado profissional e dar alguns toques que aprendi com essa experiência.

Agora em 2023 me formo como técnologo em Hotelaria e tenho experiência no mercado hoteleiro de quase 10 anos. O mercado hoteleiro é bem diverso, ao trabalhar em um hotel você lida com todos os tipos de pessoas, eu gosto sempre de lembrar que foi um dos primeiros ambientes em que trabalhei minha cabeça para tirar aquele "lgbtfobia" internalizada que tinha de criação. 

Dentro do acervo que temos aqui no blog, chegou até mim o podcast falAção. No episódio 103, com o convidado Jean Michel Soldatelli, o tema foi "Combate ao preconceito com o profissional LGBT+" e as dificuldades e desafios da comunidade dentro do ambiente de trabalho de forma geral.

Esse já era o assunto que eu queria trazer, afinal foi só trocar experiências e em conversas com colegas que entendi depois de um tempo o privilégio que tive ao adentrar o mercado de trabalho sendo: homem, branco e que na época atendia aos padrões impostos pelo ambiente de trabalho da hotelaria tradicional. Foi só depois de entender que eu já tinha um "passe livre" pra esses preconceitos que entendi a necessidade de debater isso, e como é triste saber que eu conversando com colegas trans, travestis, lésbicas e até mesmo gays que foram negados em trabalhos por seus "três jeitos", cabelo colorido ou até mesmo a voz !

É uma discussão muito complicada, eu gosto sempre de pontuar com a minha comunidade que não vai ser possível para eu em vida ver essa situação mudar, no trato gosto sempre de ajudar a montar seus currículos e valorizar todas as atividades que já fizeram, dado que normalmente não se tem receptividade alguma a LGBT+ nesses ambientes, mas e além disso ? Como podemos começar essa mudança ? 

Como podemos fazer a inclusão de LGBT+ em empresas ainda melhor?

Gosto de sempre ver todas as dificuldades que estamos enfrentando, além da lgbtfobia temos a falta de preparo para das empresas para entender a necessidade de inclusão da diversidade. É preciso atenção e treinamento adequado pois uma coisa pouco pontuada ao ambiente corporativo é que a esses que tratamos como funcionários ou colegamos, podemos chamar de clientes no amanhã.

Temos o problema na base de educação brasileira, e temos muitos problemas que dificultam a formação e profissionalização do perfil LGBT+ no mercado de trabalho, mas para simplificar um pouco mais a discussão vamos até o ponto que eu gostaria de trazer hoje ! 

Tá Gabriel, entendemos que é muito díficil ser LGBT+ e trabalhar no Brasil, mas o que eu posso fazer para melhorar meu currículo ? E não posso gastar muito também ! 

Vivemos no Brasil em crise já faz um bom tempo, então vamos a soluções práticas. Ouvi uma vez de um amigo meu (homem trans) que comentava não ter nada para colocar no currículo e que não se via sendo recebido em nenhuma empresa, mas o mesmo tem muito conhecimento de computação e inglês intermediário. Só com isso já conseguimos metade de uma folha de currículo !

Ok! Mas como eu consigo te ajudar ? 

O espaço é aberto para você comentar e pedir ajuda também, me disponho a ajudar você leitor a melhorar seu CV ou até mesmo seu mídia kit, você pode me encontrar via DM no twitter ou pelo email claraemnieves@gmail.com 

Além disso deixo aqui o link para acesso aos cursos gratuitos do SENAC, tenho pouca experiência e fiz alguns, e além de serem rápidos, proporcionam boas leituras e bons conhecimentos básicos para ajudar no seu primeiro ou próximo trabalho. Além do SENAC, existem outras diversas plataformas de cursos gratuitos on-line e que facilitam muito na contratação. Ficar parado é um dos piores caminhos pro seu próximo trabalho.

Esse é um tema muito complexo, mas quero em breve trazer algumas informações mais específicas sobre meu trabalho na internet com a criação de conteúdo e até mesmo minha experiência no mercado de trabalho. Espero ter te ajudado, e caso não, que consiga te ajudar com seu contato 😀

Para próxima vez que nos veremos aqui no ADD Clara em Nieves quero trazer um pouco sobre redes sociais e o acolhimento LGBT+ por organizações de E-sports, mas sinta-se livre para pedir qualquer tema.



Comentários

  1. É desanimador em pleno 2022 encontrar lugares que deixam de contratar alguém porque a pessoa é LGBTQ+. E, vendo isso, os pensamentos intrusivos ganham e ficamos com nossos potenciais e currículos escondidos. Iniciativa incrível, e eu com certeza vou conferir os cursos do SENAC <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ! Temos que começar de algum lugar, o importante é não ficar parado.
      P.S: já respondi seu e-mail !

      Excluir
  2. É muito triste saber que a comunidade ainda é desvalorizada no mercado de trabalho, eu, como exemplo, sempre fui desanimado para me profissionalizar ou buscar melhorar profissionalmente. Com certeza darei uma olhada sobre como mudar isso, obrigado pelas recomendações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e espero conseguir te ajudar no que você precisar !

      Excluir

Postar um comentário