04 - Saúde mental no trabalho, vou até o limite? - ADD Clara em Nieves

 Venho dissertando bastante sobre trabalho e a minha relação com a comunidade LGBT+ no geral, acabo dispersando muito o assunto e sinto que fugi de uma conclusão em todos os momentos, mas essa é uma das lições que meu pai deixou... Escreva... Leia... Adquirir conhecimento nunca é demais, não existe leitura inútil !

Me peguei essa semana em uma exaustiva rotina de trabalho com direito a viagem e duas noites mal dormidas de brinde, me lembrei de uma palavra que agora está em "alta": burnout. Encontrei um artigo bem curto e direto sobre o que é no site do Ministério da Saúde, que explica bem mas de forma resumida a Síndrome de Burnout: 

"Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade." 

Chega a ser exaustivo falar de exaustão, trabalhando na internet em 6 anos me deparei com muitas pessoas que definharam em combate com essa síndrome e outras que criaram uma casca tão grossa, capazes de usar da exaustão para achar mais energia para empurrar o trabalho a frente.

É bem nítido que o assunto tem força agora, tenho certeza que algumas décadas ou até mesmo alguns anos atrás a coisa funcionava de forma bem diferente. Eu mesmo presenciei em alguns momentos na minha carreira como hoteleiro algumas ocasiões aonde esse burnout era negligenciado e/ou ignorado a ponto de causar outros incidentes com a saúde destas pessoas, saindo até mesmo do âmbito psicológico e atingindo diretamente a saúde física.

É muito díficil acertar até aonde você pode ir... até aonde seu corpo consegue chegar... Normalmente, só se percebe a linha limite ao dar de cabeça diretamente nela. 

Qual o seu limite ? Você gosta de se pressionar ? Se sente mais produtivo sob pressão ?

Cenários competitivos normalmente implementam a produtividade sob pressão de forma inconsciente nas pessoas, e o benefício fica sempre somente na mão de quem manda, quem paga e quem decide, nunca na sua mão. Mesmo você sendo seu chef ou sendo sozinho no trabalho, é impossível ter noção ou controle desses limites ou acostumar seu corpo a mais do que ele pode produzir. 

Hoje foi mais um dia de manutenção, essa é minha dica de hoje. Costumo a cada 10 ou 15 dias tirar meu dia de manutenção, e a receita é simples. Peço algo que eu gosto de comer ou cozinho algo que eu gosto, escuto algumas playlists de lo-fi por algumas horas, jogo alguns jogos antigos que gosto de jogar e até mesmo chego a trabalhar mais evitando pensar em toda a pressão que costumo passar. 

Tenho um calendário aonde marco sempre o meu dia, obrigatório 1 por mês, acho o suficiente para lembrar que posso trabalhar de uma forma mais leve e posso tirar aquela pressão no peito que as vezes fica parecendo que alguém está abraçando a gente, mas de forma forte.

Parece pep-talk ou papo de coach, mas respeite seus limites ! Converse com você ! O trabalho não pode parar nunca, mas pra ele continuar a máquina principal precisa estar bem e com todas as peças. A máquina principal é você !

Hoje foi mais um "papo de manutenção", pra você que está cansado lembrar de tirar seu tempo e recarregar as energias assim como eu fiz escrevendo esse para vocês. E para você que está com a 
"corda toda" e está ótimo tambem se recordar sempre aonde recarregar sua bateria.

Uma ótima semana para vocês.



Comentários