Doodle do Google homenageia Jorge Lafond

Doodle do Google de hoje homenageia a drag queen orge Lafond
Doodle de hoje homenageia drag queen Jorge Lafond
O famoso Doodle do Google, aquele desenhinho que muda todos os dias cada vez que você abre a página inicial do Google, onde geralmente as cores do logotipo da empresa são usadas, e o formato das letras também, hoje, 29 de março de 2023, homenageou o artista Jorge Lafond, pelo seu 71º aniversário que aconteceria hoje, se o mesmo estivesse vivo.

Sua personagem mais famosa foi a inesquecível Vera Verão, sempre com looks sensacionais, e um humor ácido e perspicaz. Nascido Jorge Luiz Souza Lima, em Nilópolis (RJ), aos 29 de março de 1952, foi um ator, comediante, dançarino e drag-queen brasileiro.

Jorge Lafond como Vera Verão
Jorge Lafond como Vera Verão
Com seu inconfundível 1,98 metro de altura, Lafond estudou balé clássico e dança africana, chegando a trabalhar com Mercedes Batista. Formou-se em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.

Começou sua carreira como bailarino no exterior com apenas 17 anos, viajando por toda a Europa e Estados Unidos com Haroldo Costa, que tinha um grupo folclórico, no qual Lafond permaneceu por 10 anos.

Voltando ao Brasil, na Rede Globo, entrou no corpo de bailarinos do programa dominical "Fantástico" em 1974. Depois trabalhou no programa "Viva o Gordo", de Jô Soares. Em 1983, participou do especial infantil "Plunct, Plact, Zuuum" ao lado de Maria Bethânia e Aretha. Em 1987, fez o papel de Bob Bacall na primeira versão da novela "Sassaricando".

Posteriormente (em 1990) sendo convidado por Renato Aragão para participar de Os Trapalhões, já sem o humorista Zacarias, interpretou o Soldado Divino, primo de Mussum, no quartel comandado pelo Sargento Pincel (interpretado pelo ator Roberto Guilherme).

Vera Verão

Mas sua carreira foi consolidada como "Vera Verão", do humorístico "A Praça é Nossa", do canal SBT (Sistema Brasileiro de Televião), comandado por Silvio Santos, onde permaneceu por 10 anos. Participou também de outros filmes e novelas. 

Em 1999 lançou sua autobiografia "Vera Verão: Bofes & Babados".

Em 2001 foi convidado pelo Ministério da Saúde a participar da Campanha de Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (chamadas de DSTs na época, agora ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis), interpretando a personagem Vera Verão. 

Além disso, Lafond saía como destaque em carros alegóricos de escolas de samba do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP). Fez sua estreia em cima de um carro alegórico da Escola de Samba G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense. Trabalhou também no programa Domingo Legal onde fez sucesso com suas entrevistas cômicas no Piscinão de Ramos.

Falecimento

No dia 17 de novembro de 2002, Lafond foi internado em estado grave, com problemas cardíacos. Num primeiro momento, os médicos diagnosticaram uma crise hipertensiva. Nas semanas seguintes após o incidente, diversas foram suas internações no hospital, sendo a última em 28 de dezembro de 2002, quando seu problema de saúde se agravou com uma crise renal.

Hipertenso e já com problemas cardíacos, Lafond, aos 50 anos, em 28 de dezembro de 2002, acabou internado na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo (SP). Sofreu complicações renais e chegou a fazer diálise. Teve um infarto fulminante no dia 11 de janeiro de 2003. Lafond encontra-se sepultado no Cemitério do Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ).


Comentários