FILMOTECA: "Orgulho e Esperança" é pérola LGBT+ do Prime Vídeo

De tempos em tempos, descubro pérolas escondidas nos streamings da vida. E hoje foi o caso. 

Vi uma lista de filmes LGBT+ no site português Cinema 7ª Arte, que citava os 12 melhores filmes LGBT+ de 2023 (em Portugal está se usando mais a palavra Queer), muitos deles que infelizmente não estão em nenhum streaming, quando me deparei com o filme "Orgulho & Esperança", de 2014 (10 anos já), que entrou no ano passado no Prime Vídeo.

Segue sinopse da Wikipédia:

No ano de 1984, durante o período de Margaret Tatcher no poder, os mineiros decidem entrar em greve. Um grupo de ativistas homossexuais começa a trabalhar para arrecadar dinheiro para a família desses trabalhadores. 

O problema é que a União Nacional dos Mineiros parece um pouco constrangida em receber essa ajuda. Mesmo assim, os ativistas não desanimam e se mostram dispostos a vencer preconceitos para poder ajudar essas pessoas.

Também mostra a chegada da pandemia da AIDS na Inglaterra, de forma breve (pois não é o mote principal), mas marcante. Sempre falo que para os gays, a de Covid foi a nossa segunda pandemia.

Já gostei, pois o filme se passa na época em que comecei a me entender como gay. Segundo que filmes ingleses e europeus me agradam muito. Assisti o trailer, e senti um "que" de Milk (2008), que também fala do ativismo nos Estados Unidos, só que na década de 1960, ambos baseados em fatos reais. E lá fui eu assistir, sem muitas expectativas.

Qual foi minha surpresa: o filme é SENSACIONAL! A história muito bem contada, o elenco afinadíssimo, e destaque para Imelda Staunton, que é famosíssima por "Downton Abbey", "The Crown" e "Harry Potter"; o ator principal, George MacKay, que, bem jovem, está excelente (famoso por "1917"), e pelo LINDÍSSIMO Ben Schnetzer, que tem papel importante na trama, mas não fez muitos filmes relevantes.

Recomendo vividamente que assistam "Orgulho & Esperança", com direção do inglês Matthew Warchus (dirigiu no cinema o musical "Matilda" (2022) que está na Netflix). Um filme lindo, sublime, e com reviravoltas eespetaculares! E MUITO, MUITO ORGULHO!!!

Assistir: https://www.primevideo.com/-/pt/detail/0LO5MMFZY7RYGH0SX3PGKGVIWB/

Leia também: https://www.cinema7arte.com/os-12-melhores-filmes-queer-de-2023/

Comentários