"The Boys in The Band - Os Garotos da Banda": peça gay reestreia em SP

Foto: Ronaldo Gutierrez
Após 53 anos da primeira montagem no Brasil, espetáculo realiza segunda temporada no Teatro Procópio Ferreira para exorcizar a onda conservadora, os ataques à cultura e à população LGBT+.

“The Boys in the Band - Os Garotos da Banda”, de Matt Crowley, escrito nos anos 1960 e considerado o primeiro texto de temática abertamente gay, retrata um grupo de amigos gays que se reúne para celebrar o aniversário de um deles, na Nova York dos anos 1960.

Montagem em 1970

Montagem de 1970
no Brasil
Em 1970, o Teatro Cacilda Becker foi o palco para a primeira versão brasileira, produzida por Eva Wilma e John Herbert, com tradução de Millôr Fernandes e elenco de peso: Raul Cortez, Walmor Chagas, Paulo César Pereio, Otávio Augusto, Gésio Amadeu, Dennis Carvalho e o próprio John Herbert.

Netflix

Em 18 de abril de 2019, Ryan Murphy anunciou através do seu Instagram, que a peça da Broadway The Boys in the Band ganharia uma adaptação para a Netflix. O filme seria dirigido por Joe Mantello e teria David Stone e Ned Martel como produtores ao lado de Murphy. O filme estreou no dia 30 de setembro de 2020 na Netflix.

Filme da Netflix de 2020
No elenco, também nomes de peso como Jim Parsons (The Bing Bang Theory), Zachary Quinto (Star Trek), Matt Bomer (Magic Mike), entre outros. Como exigência, Murphy queria um elenco 100% de atores gays assumidos na vida real.

Montagem em 2023

Em 2023, em um Brasil na ressaca de uma onda conservadora, buscando reconstruir suas bases sociais e culturais, o espetáculo ganhou nova montagem, no palco do Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, e agora, em 2024, cumpre nova temporada no mesmo teatro entre os dias dia 10/01 e 02/02, quartas, quintas e sextas, 20h30, após enorme sucesso de púbico e crítica.

“The Boys” é uma montagem da ZR Produções, com a direção de Ricardo Grasson e agora contando com Gabriel Santana – ator revelado na infância, quando protagonizou a nova versão de Chiquititas (2013/ SBT), e integrou, na Globo, a novela teen Malhação: Toda Forma de Amar (2019), fez sucesso em 2022, no remake de Pantanal, como filho de Tenório (Murilo Benício), e participou do BBB 23 -, ao lado de Leonardo Miggiorin (Presença de Anita e Equus), Tiago Barbosa, Caio Evangelista, Caio Paduan, Júlio Oliveira, Heitor Garcia, Mateus Ribeiro e Fabrício Pietro

A peça foi destaque por sua representação aberta da vida gay na época em que foi escrita, quando a aceitação da homossexualidade era limitada e as lutas pelos direitos LGBT+ ainda engatinhavam.

Idealizada apenas um ano antes da Revolta de Stonewall – um momento representativo para a comunidade gay e sua luta por direitos básicos – oferece um olhar franco e, muitas vezes, cruel e doloroso sobre a vida desses personagens e como eles enfrentam questões de autenticidade e aceitação em uma sociedade reacionária e violenta, que marginaliza tudo aquilo que não atende aos padrões estabelecidos.

“The Boys me chegou em momento oportuno, em que eu queria falar diretamente para nossa comunidade, com todo amor e também com autocrítica sobre nossos desafios sociais, e foi também um tomada de decisão sobre resistir e marcar território. Alguns fatores, como o armário, a amizade tóxica e abusiva, o preconceito racial e de tipo dentro do grupo e a luta pelos direitos sociais gritaram para eu querer fazer esse texto”, diz Caio Evangelista, ator e responsável pela atual versão brasileira. 

“A heteronormatividade criticada pelo personagem Larry e seu grito pela liberdade em ser o que quer ser, reservando seu amor também, nos fala muito e ainda é atual. A maioria de nós pensa como ele e age como as demais personagens, então esse texto pertence aos gays, é entretenimento e arte que nos chega de forma imediata pela sua temática. Para mim, fazer The Boys é um ato de cidadania, uma realização como artista”, finaliza.

Onde comprar:
Pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/87491

Bilheteria do Teatro: terça-feira e quarta-feira das 14h às 19h; quinta-feira a domingo das 14h até o início do espetáculo; 

The Boys in the Band

FICHA TÉCNICA
Texto original: Mart Crowley
Versão brasileira: Caio Evangelista
Direção de Produção: Zuza Ribeiro
Direção: Ricardo Grasson
Assistência de Direção: Heitor Garcia

Elenco: Tiago Barbosa, Caio Evangelista, Caio Paduan, Gabriel Santana, Júlio Oliveira, Leonardo Miggiorin, Heitor Garcia, Mateus Ribeiro e Fabricio Pietro
Stand-in: Heitor Garcia
Prólogo: Adalberto Neto

Desenho de luz: Cesar Pivetti
Desenho de som: L.P. Daniel
Cenografia: Marco Lima
Figurino: Marcos Valadão
Direção de Movimento: Pedro Alonso
Visagismo: Louise Helene
Identidade Visual: Henrique Nottoli

Produção
Produção Executiva: Zuza Ribeiro, Claudia Odorissio, Jeana Kamil e Erica Cardoso
Marketing: Higor Gonçalves
Imprensa: Leandro Evangelista
Redes Sociais: Pedro Caldeira
Fotos: @gatufilmes e @fotosgutierrez
Idealização: ZR Produções Artísticas 

SERVIÇO

The Boys in the Band – Os Garotos da Banda
Teatro Procópio Ferreira
Rua Augusta, 2.823 – Cerqueira César - São Paulo
(11) 3083-4475
Entre 10 de janeiro e 02 de fevereiro, quartas, quintas e sextas, às 20h30
Duração: 90 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 624 lugares, incluindo 7 poltronas adaptadas para obesos e mais 12 lugares reservados
para cadeirantes.
Ingressos: de R$ 75 a R$ 150

Abertura da casa: 1 hora antes do espetáculo
-      Aceitamos todos os cartões de crédito
-      Não aceitamos pagamentos em cheque
-      Não fazemos reservas
-      O teatro possui ar-condicionado e acesso universal

Comentários