ÁUSTRIA: Indenização a vítimas de leis anti-LGBT+;

 A Áustria está planejando compensar aqueles que foram afetados por leis discriminatórias contra a comunidade LGBTQIA+ que estiveram em vigor no país por mais de vinte anos. De acordo com a ministra da Justiça, Alma Zadic, estima-se que aproximadamente 11 mil pessoas tenham direito à compensação. Essas informações foram reportadas pela AFP.

Embora a homossexualidade tenha sido descriminalizada em 1971, o país manteve algumas disposições legais discriminatórias até o início dos anos 2000. Em uma entrevista com a AFP, Michael Woditschka, uma das vítimas da repressão, compartilhou suas experiências em 1999, quando foi abordado pela polícia por se envolver romanticamente com alguém dois anos mais jovem, quando ele próprio tinha 19 anos.

Ele relata ter sido levado a julgamento e condenado a pagar uma multa por "fornicação homossexual com um menor". Durante o processo, detalhes sobre sua relação e o ato em si foram expostos em uma audiência pública, diante da imprensa e da população em geral, o que incluiu informações sobre com quem estava envolvido e como o ato ocorreu.

“Eu estava em busca de uma identidade, estava me construindo e, de repente, me vi tratado como um agressor sexual, tendo que detalhar minhas práticas [sexuais] na delegacia“, conta Woditschka.

Saiba mais sobre clicando aqui

Comentários