CROÁCIA: Chefe de estado faz comentário "É gay, certo?"

 A Provedora de Justiça para Igualdade de Género da Croácia repreendeu o Presidente Zoran Milanovic nesta segunda-feira, por suas declarações em que insinuou a orientação sexual de um ministro, desencadeando protestos no país dos Balcãs.

Na semana passada, o presidente croata comentou sobre seu ministro da Economia, Damir Habijan, dizendo: "100%. Habijan é gay, certo?". Milanovic acrescentou: "Ele não está no armário, leva uma vida normal", provocando desaprovação tanto dentro do partido no poder quanto da oposição.

A Provedora de Justiça para Igualdade de Género, Visnja Ljubicic, criticou essas declarações em um comunicado, destacando que "a orientação sexual é parte da vida privada e sua divulgação pública é exclusivamente responsabilidade do indivíduo".

O Presidente croata Zoran Milanovic (Reprodução: Observador)

A declaração "inapropriada e arbitrária" de Milanovic não apenas viola o direito à privacidade e à intimidade, mas também "reforça a desconfiança de algumas pessoas em seu direito à privacidade e igualdade", acrescentou a provedora.

O Presidente Milanovic, conhecido por seus comentários controversos, também afirmou em comunicado que "ser gay não é um insulto nem um problema", acrescentando que isso só se torna um problema quando envolve um grupo político hipócrita, como provedora, afirmou.

Damir Habijan, nomeado para o cargo em dezembro, não comentou as declarações do presidente.

Veja mais sobre clicando aqui

Comentários