Jogadores de Futebol vão sair do armário em 17 de maio

Grupos de jogadores profissionais de futebol, árbitros e treinadores estão prontos para desafiar o preconceito no futebol, planejando um evento online histórico para declarar sua homossexualidade no próximo Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio. 

Vários clubes já foram informados sobre a ação e, inclusive, financiam o projeto.

Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine e o site inglês SPORTbible, o projeto social possui apoio financeiro de vários clubes da Alemanha, como: St. Pauli, Stuttgart, Freiburg, Borussia Dortmund e principalmente Union Berlin. 

A iniciativa, que pretende lançar luz sobre a necessidade de combater o preconceito e promover a inclusão em um dos espaços mais visíveis e influentes da sociedade, foi iniciada pelo ex-jogador alemão Marcus Urban, que se declarou gay após o fim da carreira de atleta.

Com o nome de “Sports Free”, o movimento terá um site, onde os jogadores poderão revelar sua sexualidade. O Union Berlin, em particular, foi um dos clubes pioneiros a se engajar em campanhas sociais e lutas por tolerância a grupos discriminados. A Associação LGBT de Berlin deu início, em novembro de 2011, a uma campanha de sensibilização referente à homossexualidade no futebol e frequentemente participa de eventos que abordam essa temática. 

Fonte: Site Pheeno https://www.instagram.com/p/C6MgBVzxrd3/

Comentários