BEN & JERRY'S: Sorvete na luta pelos direitos LGBT+, saiba mais sobre a história

 A notícia sobre a possível separação da divisão de sorvetes da empresa de produtos de consumo Unilever, divulgada na última terça-feira (26), tem repercussões para a marca americana Ben & Jerry's, que está sob o guarda-chuva da empresa desde 2000. Naquela época, a empresa reestruturou seu modelo de negócios para se integrar à grande empresa de produtos de consumo, mas nunca comprometeu seus valores de defesa dos direitos humanos.

Fundada em 1978 por Ben Cohen, Jerry Greenfield e Jeff Furman - todos participantes do movimento hippie e ativistas de Vermont, nos Estados Unidos - a empresa foi criada com princípios de usar ingredientes naturais, defender minorias sociais e promover práticas sustentáveis nas comunidades onde atua.

Reprodução direta do site oficial do Ben & Jerry's (Reprodução: Site)

Desde que se uniu ao grupo, a marca tem desafiado a Unilever. Dois anos atrás, a Ben & Jerry's fez algo fora do comum ao processar sua empresa-mãe para impedir a transferência de interesses comerciais. No entanto, um juiz de Nova York negou o processo. A disputa em julho de 2021 surgiu porque a marca se opunha à venda de seus produtos em colônias israelenses na Jerusalém-Oriental e Cisjordânia, considerando que isso não estava em linha com seus princípios.

O apoio aos direitos da comunidade LGBT+ é uma das principais bandeiras da empresa. Em 1989, a Ben & Jerry’s assegurou que casais do mesmo sexo tivessem os mesmos benefícios no trabalho que os casais heterossexuais, como plano de saúde, desafiando as normas estabelecidas pela justiça americana até então.

Atuando no Brasil desde 2014, a Ben & Jerry’s já celebrou casamentos entre casais do mesmo sexo e transgênero em sua loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, e em eventos de Carnaval. A empresa também apoia pesquisas sobre violência contra a comunidade LGBT+ e contribui para trazer essas questões para discussão no âmbito legal.

Na última Marcha Trans de São Paulo, realizada em junho, a Ben & Jerry’s ofereceu apoio dobrando a doação para o evento. Além disso, a empresa já ajudou a direcionar fundos para casas de acolhimento para a comunidade LGBT+ em situação de vulnerabilidade, como a Casa 1 em São Paulo, Casa Miga em Manaus e o Instituto Transviver em Recife.

Saiba mais sobre a história clicando aqui

Comentários