Ativista LGBT+ Eliseu Neto falece na última terça-feira

 Na última terça-feira (21), faleceu aos 45 anos o psicanalista, psicólogo e ativista LGBTQIA+ Eliseu Neto, conforme informado pelo partido Cidadania, ao qual ele era afiliado. Eliseu sofria de uma doença autoimune e, recentemente, havia solicitado ajuda no Instagram para custear seu tratamento. 

Eliseu Neto (Foto: Reprodução)

Em comunicado na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), o Partido Cidadania confirmou o falecimento de Eliseu, ressaltando sua atuação como psicanalista, psicólogo, ativista e psicopedagogo especializado em Orientação Profissional. Eliseu também presidia o Diversidade23. “Defensor incansável das minorias, Eliseu liderou iniciativas que resultaram em grandes conquistas para a comunidade LGBTQIA+”, destacaram. 

O partido também lamentou a perda de Eliseu Neto: “Sentiremos profundamente sua falta, mas seu legado continuará a inspirar nossa luta por uma sociedade mais justa e inclusiva”. Neto foi um dos principais responsáveis pela Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) que levou à criminalização da homofobia no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF), equiparando-a ao crime de racismo. Além disso, Eliseu Neto também lutou para derrubar a proibição de doação de sangue por homossexuais no país.


Comentários