REALEZA: O Príncipe William e a comunidade LGBT+

O Príncipe William tomou conhecimento do HIV/AIDS em meados da década de 1990, quando acompanhou sua mãe, a saudosa Princesa Diana, e seu irmão Harry em visitas a abrigos e clínicas para pacientes. 

Ele se manifestou pelos direitos LGBT+ como parte de seu trabalho contra o cyberbullying, afirmando a importância de estar "orgulhoso da pessoa que você é" e discutindo os efeitos do abuso e discriminação online. 

Em 2016, ele apareceu na edição de julho da britânica Revista Attitude e se tornou o primeiro membro da família real a aparecer na capa de uma revista gay.

Ele foi reconhecido no British LGBT Awards em maio de 2017. Em 2019, durante uma visita à sede da Organização LGBT "Albert Kennedy Trust" (AKT), dedicada a ajudar jovens que ficaram "sem-teto" devido à sua orientação sexual, William declarou que não teria problema se seus filhos fossem gays, mas que se preocuparia apenas com pressão social poderiam sofrer, devido ao seus papéis na monarquia.

Em 2022 o Príncipe publicou uma mensagem de apoio ao jogador de futebol Jake Daniels, de 17 anos, após este ter assumido a sua homossexualidade. O avançado é o primeiro jogador profissional do Reino Unido em mais de 30 anos a revelar publicamente ser homossexual enquanto ainda no ativo.

No Twitter, O príncipe William elogiou Daniels pela sua coragem e afirmou que espera que a mesma possa dar confiança a outros para que falem abertamente sobre a sua sexualidade. 

"O futebol devia ser um jogo para todos. O que o Jake fez requer coragem e esperemos que ajude a quebrar barreiras que não têm lugar na nossa sociedade. Espero que a sua decisão de falar abertamente dê confiança a outros para que façam o mesmo. W", escreveu.

Em 2023 o Príncipe William foi visto jantando em restaurante LGBT+ na Polônia, o Buetero Bistrô na capital Varsóvia. O empreendimento, considerado um “espaço queer”, serviu uma refeição que custou menos de R$ 53 ao Príncipe de Gales.

Fontes:

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme,_Pr%C3%ADncipe_de_Gales

Metrópoles: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/principe-william-e-flagrado-em-restaurante-lgbtqia-na-polonia

Diário de Notícias - Portugal: https://www.dn.pt/desporto/principe-william-publica-mensagem-de-apoio-a-futebolista-que-assumiu-homossexualidade-14864640.html/

Comentários