FILMOTECA: Os Tempos de Harvey Milk (1984)

OS TEMPOS DE HARVEY MILK (1984).

Diretor: Rob Epstein.

Elenco: Harvey Milk, Harvey Fierstein e Anne Kronenberg.

Numa época de tantas opiniões extremadas, posições radicais e comportamentos preconceituosos, nada melhor do que relembrar um dos mais emblemáticos ativistas LGBT dos Estados Unidos, e que viria a influenciar todo o planeta: Harvey Milk. 

Sua vida já havia sido retratada no excelente filme de Gus Van Sant, Milk (2008), sendo interpretado por Sean Penn de forma irrepreensível. Mas neste documentário feito poucos anos após sua violenta morte, vamos conhecer parte de sua trajetória até chegar a Assembléia de São Francisco, e a trajetória de seu assassino e colega de prefeitura, o bombeiro homofóbico Dan White. 

Milk era o primeiro “prefeito distrital” (uma espécie de Sub Prefeito) de São Francisco eleito pelo povo e assumidamente gay, que tinha ganhado as eleições graças a toda sua plataforma a favor das minorias, principalmente dos LGBTs. 

Através de depoimentos de amigos muito próximos e de pessoas envolvidas com Dan White, vamos acompanhar sua ascendência e os momentos chocantes do dia da sua morte, assim como as repercussões posteriores. 

Narração de Harvey Fierstein (do filme Essa Estranha Atração (1988)) e direção de Rob Epstein, dos também excelentes documentários Parágrafo 175 (2000) e Celulóide Secreto (1995). 

Um importante documento para assistir e não se esquecer de que toda essa história, apesar de ter se passado há décadas, ainda está muito presente e pode voltar a se repetir, se não formos firmes e lutarmos sempre pelos nossos direitos e contra a homofobia.

Está disponível na streaming Max. Há uma versão no Youtube. Também no Prime Vídeo e no Mubi.



Comentários