FILMOTECA: Tom of Finland (2017)

TOM OF FINLAND (2017)

Diretor: Dome Karukoski.

Elenco: Pekka Strang, Jessica Grabowsky e Jakob Oftebro.

Uma pérola. O filme vai contar de forma muito sensível a biografia do icônico desenhista Tom of Finland, que orientou roupas, estilos e o comportamento de uma geração inteira de gays norte-americanos (e até mesmo pelo mundo afora) a partir dos anos 80. 

Com uma excelente interpretação de Pekka Strang, conhecemos a vida difícil do pintor e artista Touko Laaksonen, um gay que se descobre cedo numa repressora Finlândia ainda nos finais da Segunda Guerra Mundial. 

Tentando colocar os seus desejos para fora, ele alterna entre escapar dos olhos de sua irmã Kaija (Jessica Grabowsky), passeios perigosos num bosque a procura de sexo, idas a países vizinhos supostamente mais liberais, até que começa extravasar sua libido através do desenho. 

É assim que cria seus até hoje famosos homens musculados, geralmente vestidos de couro, ou até sem vestimenta nenhuma, com falos enormes, geralmente ao lado de motos, envolvidos em toda uma atmosfera sadomasoquista. 

Reprimido e discriminado em seu próprio país, Touko resolve se aventurar a enviar seus desenhos para os Estados Unidos, e é quando sua vida muda e cria o seu alter ego: Tom of Finland

Mas ainda nem tudo é comemoração: quando seu sucesso começa, chega a epidemia de AIDS, mais um desafio para o fogoso Touko.

Infelizmente, não está disponível em nenhum streaming.

PS: este filme não está no livro Cine Arco-íris - 100 anos de Cinema LGBT nas Telas Brasileiras, pois o livro foi lançado em 2011.




Comentários