LIVRO: Biblioteca da UNIFOR indica Cine Arco-íris aos alunos!

Não é de hoje que a comunidade LGBTQIAPN+ é sinônimo de resistência. Desde o marcante episódio da Revolta de Stonewall, em 28 de junho 1969 — quando drag queens, gays, lésbicas e travestis resistiram à repressão policial em um bar da cidade de Nova York —, a luta por respeito e dignidade nunca mais parou.

A data entrou para a história como Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ e, 55 anos depois, é possível perceber os efeitos dos esforços dessa comunidade por meio de inúmeras mudanças sociais.

Adequação nas leis, visando reconhecer direitos antes negados; maior representatividade na mídia; acesso gratuito a tratamentos hormonais e influência significativa na arte, música, moda e na literatura são alguns dos frutos da batalha que ganhou maior destaque no século passado.

Ler para se reconhecer

Na literatura, particularmente, a representatividade LGBTQIAPN+ vem por meio de obras que relatam narrativas pessoais, abordam questionamentos sociais, revisitam personagens emblemáticos da causa ou ainda buscam instrumentalizar profissionais de saúde na abordagem dessa população.

Nesse contexto, em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ (28 de junho), a Biblioteca Central reuniu indicações de obras que exploram a temática e promovem a democratização do saber. Todos os trabalhos estão disponíveis gratuitamente no acervo da Biblioteca. Confira a seguir:

Acima, foi a página que a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza fez sobre Literatura LGBT+ e indicou o livro Cine Arco-íris para os alunos! Obrigado pela indicação! 

#livros #book #pride #lgbt #library #universidade #biblioteca 

Veja mais na página original: https://unifor.br/-/literatura-queer-confira-dicas-de-obras-que-abordam-a-tematica-lgbtqiapn




Comentários