QUEER LISBOA: Melhor Documentário 2024 é do Brasil!

Saiu o resultado do Queer Lisboa 2024, festival de Cinema LGBT+ de Portugal, realizado em Lisboa, e o prêmio de Melhor Dcodumentário ficou para um filme brasileiro! Confiram abaixo:

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS

Júri: Maria João Gama, Paula Monteiro e Renata Ferraz

Melhor Filme e Prêmio do Público

Neirud, Fernanda Faya (Brasil, 2023, 72’)

Escolhemos este filme por ser um mergulho poético e introspetivo, enquanto traz questões fulcrais para o momento em que vivemos. O filme acompanha a jornada da sua protagonista criando um labirinto de lembranças e sentimentos reprimidos, investigado de maneira fragmentada ao longo de dez anos. Estórias como as da protagonista, uma mulher negra, lésbica, nómada e praticante de luta livre, não são comuns de serem ouvidas devido ao apagamento reiterado destas vivências ao longo dos tempos. No entanto, são fundamentais para pensarmos e vivermos com uma consciência social mais desperta, num mundo mais justo, que nos parece uma utopia nos tempos que correm.

Sinopse:

Neirud morreu misteriosamente, sem deixar vestígios de seu passado. Confrontando segredos de família, a cineasta reconstrói a vida de sua enigmática tia, que percorreu o Brasil como lutadora circense em uma trupe clandestina, só de mulheres, nas décadas de 60 a 80.

Data de lançamento: junho de 2023 (mundial)

Assista ao trailer:

Encerrada mais uma edição do Queer Lisboa, estão já confirmadas as datas do Queer Lisboa 29, a ter lugar de 19 a 27 de setembro de 2025, no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa. Entretanto, terá lugar a 10.ª edição do Queer Porto, entre 8 e 12 de outubro de 2024, no Batalha, Casa Comum e Passos Manuel.

Comentários