RIBEIRÃO PRETO: USP disponibiliza atendimento odontológico gratuito para pessoas trans

Na próxima sexta-feira (13), a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), da Universidade de São Paulo (USP), dará início a um atendimento gratuito destinado à população trans de Ribeirão Preto e região. O foco será no tratamento de dor orofacial e disfunção temporomandibular (DTM), com atendimentos realizados todas as sextas-feiras, das 9h às 12h, por ordem de chegada, na Clínica 1 da Forp.

De acordo com o Jornal da USP, o projeto foi criado para melhorar o acesso à saúde bucal para pessoas trans, oferecendo diagnóstico e controle de DTM e dores orofaciais, além de tratamentos como controle periodontal, restaurações e prevenção de cáries. A iniciativa também tem o objetivo de capacitar estudantes da área da saúde no “manejo da dor” e em um atendimento mais humanizado para essa população.

A extensão é coordenada pela Forp em parceria com outras faculdades da USP em Ribeirão Preto, como as de Medicina (FMRP), Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e a Escola de Enfermagem. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e colaborações com o Ambulatório de Incongruência de Gênero do Hospital das Clínicas e o Centro de Saúde Escola (CSE-Cuiabá), ambos da FMRP.

As inscrições serão realizadas por meio de um link que será disponibilizado pela USP na seção de atividades extensionistas curriculares. O programa disponibilizou 40 vagas, e as atividades acontecerão nos Anfiteatros III e IV, além da Clínica I da Forp.

Saiba mais sobre o programa, clique aqui

Comentários