TURISMO DO BRASIL: Projeto em Brasília para capacitação de mulheres trans e travestis

A Casa Rosa, um espaço de acolhimento LGBTQIA+ no Distrito Federal, em parceria com a Sama Sama International, está lançando o projeto Trans Stories Brasília. O objetivo da iniciativa é gerar oportunidades de emprego para mulheres trans e travestis no setor de turismo, através de passeios guiados que destacarão locais de relevância histórica e cultural para a comunidade LGBTQIA+.

Projeto em Brasília capacitará mulheres trans para atuar no setor de turismo (Foto: divulgação)

Com início previsto para o primeiro semestre de 2025, o projeto oferecerá passeios a pé conduzidos por mulheres trans e travestis, que serão treinadas para atuar como guias turísticas. Elas apresentarão pontos icônicos de Brasília, alguns dos quais possuem um significado especial para a população LGBT+. Além da capacitação, as participantes receberão apoio para a criação de uma cooperativa, que proporcionará uma estrutura sustentável para a atividade, incluindo suporte financeiro e logístico.

A Sama Sama International, organização fundada por Jayni Gudka, tem como missão conectar pessoas marginalizadas aos setores de turismo e eventos. O projeto em Brasília é inspirado na iniciativa Unseen Tours, que formou pessoas em situação de rua como guias turísticos em Londres. A proposta brasileira adapta esse modelo para o contexto de Brasília, trazendo uma nova abordagem ao turismo local.

Saiba mais sobre o projeto, clique aqui


Comentários