O Fenix FC milita nos campeonatos regionais masculinos de Espanha e tem uma particularidade: todos os atletas da equipa são homens transgênero.
A estreia oficial acabou com uma derrota por 19-0, mas a grande vitória, garantem os jogadores, passa por poderem disputar o campeonato.
Uma equipa espanhola de futebol composta apenas por homens transgénero estreou-se em competições oficiais tornando-se, assim, na primeira equipa da Europa de atletas transexuais a disputar competições federadas.
Denominada Fenix FC, em alusão à ave mitológica que renasceu das cinzas, a equipa desportiva disputa agora a quinta divisão espanhola, na região da Catalunha.
Apesar de o coletivo desportivo já existir há um ano, só na presente época integra o campeonato regional. A estreia na competição não correu da melhor maneira – perderam 19-0 -, mas os atletas garantem que entrar em campo foi a verdadeira vitória.
Hugo Martínez, de 24 anos, um dos elementos do time, conta à Reuters que, no início da transição, sofreu discriminação e foi obrigado a abandonar a equipa feminina que representava
"Eu era um rapaz que jogava na equipa das raparigas, mas sem um documento de identificação alterado, pelo que ainda não estava autorizado a jogar com rapazes", relata. Os abusos, na forma de insultos ou ameaças, eram frequentes dentro, mas também fora de campo, lamenta.
Por esse motivo, decidiu que estava na altura de criar um grupo onde pudesse sentir-se incluído e, acima de tudo, livre para poder ser quem realmente é. Reuniu por diversas vezes com outros homens transexuais e, dessa forma, em 2023, nasceu o Fenix FC.
"Até aqui estava a sentir-me deslocado em todo o lado e disse: "O que é que eu faço? Não posso jogar em nenhuma equipa masculina ou feminina. Para onde é que vou?" Eu disse: "Bem, vou ter de criar uma equipa trans", revela.
Fenix FC, "uma família, um espaço seguro"
O capitão de equipa, Luke Ibañez, de 19 anos, explica que se sentia hesitante em jogar numa equipa de homens cisgénero por receio de não se encaixar e de ser alvo de comportamentos abusivos. Portanto, confessa que quando recebeu o convite para integrar o Fenix FC não pensou duas vezes:
"O Fenix é uma equipa de rapazes trans criada inteiramente por rapazes trans, mas penso que é mais do que isso: uma família, um espaço seguro, um espaço onde podemos ser livres e exprimir-nos como quisermos e como realmente nos sentimos."
A Federação de Futebol Catalã esclareceu à Reuters que nas últimas duas épocas as competições regionais masculinas têm sido mistas. Ou seja, qualquer atleta, independentemente da identidade oficial, pode disputar os campeonatos locais.
Para além disso, podem também optar por jogar com um nome diferente do que consta no documento de identificação. No início de 2023, foi aprovada, em Espanha, uma lei que facilita a transição de genéro e que, inclusieve, permite a mudança de género no registo civil a partir dos 12 anos.
Entre os 12 e os 14 anos é necessária a autorização de um juiz e entre os 14 e os 16 os pais ou tutores dos jovens têm de autorizar o início do processo.
Instagram do clube: https://www.instagram.com/fcfenixbcn/
Texto de Gabriel Mota Figueiredo e Ana Isabel Pinto - Com Reuters
Comentários
Postar um comentário