DEI: Na contramão (felizmente), empresas que não abandonaram!!!

Texto e imagem de Henrique Chirichella.

✊ Na contramão da retração e do abandono dos pilares de DEI, empresas reforçam compromisso com diversidade.

As últimas semanas foram marcadas por notícias de que grandes empresas - como McDonald's, Amazon, Walmart, Meta - abandonaram suas políticas de diversidade, equidade e inclusão. O movimento ocorrido em sua maioria nas sedes nos EUA, alinhado com o novo governo de Donald Trump, causou preocupação.

Em contrapartida, algumas empresas aproveitaram o momento para reafirmar suas políticas e compromissos - seja através de manifestos ou de orientação ao conselho. São elas:

Ben & Jerry's

A marca, que sempre se destacou pelo forte ativismo social, tem publicado manifestos no Instagram e imagens de protestos desde o começo do mês. “Nós nunca iremos nos calar”, diz um dos posts. 

Pinterest

A diretora jurídica Wanji Walcott fez um post forte aqui no LinkedIn reafirmando o compromisso da rede com as políticas de diversidade. 

Apple

A presença do CEO Tim Cook na posse de Donald Trump foi notada e criticada. Mas a cara de desconforto e o evitar de aparecer em fotos com os outros CEOs de Big techs não passaram despercebidas. Assim, a Apple orientou todo o seu comitê a votar contra a pressão de acionistas para encerrar suas políticas de diversidade e inclusão. A gigante americana permanece ao nosso lado - pelo menos por enquanto.

JPMorganChase

A líder em serviços financeiros também reafirmou seu compromisso. “Iremos enfrentá-los”, afirmou o CEO Jamie Dimon ao se referir a investidores e acionistas que ameaçam as empresas que não abandonarem pilares de DEI.

Costco Wholesale

A atacadista americana tem sido pragmática: quase todo o conselho e comitê da CostCo votou para manter todas as políticas de diversidade e enfrentou o mercado financeiro na última semana. “Nosso compromisso com uma empresa enraizada na inclusão e no respeito é adequado e necessário”, afirmou o comitê em nota. 

Natura

Aqui no Brasil, a Natura saiu na frente em um debate que ainda está ganhando forma mas é existente - lembrando que muito do que acontece nos EUA respinga aqui. “Não há tempo para retrocessos”, disse a empresa em uma carta divulgada publicamente no último dia 21.

Grupo Carrefour Brasil

O Carrefour também se manifestou aqui no Brasil em meio à onda de retração no mercado corporativo. “Sou preto e nordestino; ações afirmativas me ajudaram a chegar aqui”, disse o diretor executivo de equidade racial Claudionor Alves. 

Seguimos acompanhando os desdobramentos no mercado corporativo!

Parabéns às empresas por continuarem a lutar por uma sociedade mais justa!

Um grande abraço colorido,
Henrique 🏳️‍🌈

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