RAINBOW WASHING: o que as empresas fazem no mês de Junho

Em pleno 2025, muitas pessoas LGBT+ continuam sendo discriminadas, silenciadas ou ignoradas em seus locais de trabalho, na sociedade e até mesmo no ambiente familiar.

Mas um fenômeno que tem chamado atenção são as empresas que, em junho, colorem seus logotipos com o arco-íris mas, na prática continuam violando direitos humanos das pessoas LGBT+.

Essa prática tem nome: RAINBOW WASHING.

Ao promover uma imagem de diversidade sem garantir direitos das pessoas #LGBT, muitas corporações continuam operando com estruturas excludentes.

No Brasil e na América Latina, o cenário se repete, empresas que se dizem aliadas continuam a omitir políticas eficazes de reparação, inclusão trans e acolhimento parental.

Orgulho de verdade não se constrói com marketing.

Se constrói com compromissos reais, com respeito contínuo, políticas e leis de não discriminação aplicadas, reparações quando há violações e posicionamentos públicos firmes diante de retrocessos.

O arco-íris não é fachada para limpar a sujeira da discriminação.

É símbolo de luta e de muitas vidas.

Fontes: Business Insider (2025): “How 15 major brands changed their approach to Pride Month”. Diversity.com (2025): “Pride Without Pinkwashing: Red Flags of Fake LGBTQ+ Allyship”. Replicando do instagram @

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