FILME: A Garota Dinamarquesa (2015)

Diretor: Tom Hooper (2015). 

Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander e Pip Torrens.

Após o sucesso da personagem Ivana/Ivan da novela A Força do Querer (2017), nada mais pertinente do que voltarmos ao universo das personagens trans. 

Em mais um impressionante trabalho de Eddie Redmayne (o mesmo de A Teoria de Tudo (2014), que também possui um protagonista LGBT), esse filme biográfico vai contar a história de Einar Wegener (Eddie Redmayne), o primeiro homem a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo, para se tornar uma mulher trans. 

Tudo começa na Dinamarca de 1926, quando a pintora Gerda (Alicia Vikander) pede ao seu marido Einar, também pintor, que se vista de mulher para que ela termine um quadro onde usou como modelo uma mulher. 

Ao se vestir com roupas e acessórios femininos, Einar primeiramente sente um estranhamento. Mas, após, pouco a pouco, percebe o quanto se sente confortável com aquilo. 

O quadro inusitadamente ganha fama, e todos querem saber quem é a moça retratada. Até que Einar, num evento, aparece com a sua nova personagem: Lili. A mentira vai ganhando corpo e forma, e até pretendentes aparecem. 

Até que um dia Lili resolve sair à rua e observar tanto a sua reação quanto a das pessoas à sua volta. Einar vai percebendo a sua identificação com o gênero feminino e começa a pesquisar sobre o assunto. 

Até que descobre um médico que pode resolver seu problema de identificação: o Dr. Hexler (Pip Torrens), um médico capaz de fazer a muito recentemente testada operação de mudança de sexo. 

Será que Einar/Lili vai correr esse risco? Filme imperdível que traz uma marca importante para a comunidade LGBT, principalmente para a letra T.

Comentários