Ênio Gonçalves, galã nos anos 60, faz o papel de José Roberto Nery, um engenheiro que volta para a cidade de Bela Vista, em Minas Gerais, para seu julgamento.
Jovem rico e bem-sucedido, ele é acusado do desaparecimento de José Paiva.
Tudo começa quando Nery decide passar férias em Bela Vista, chamada de “capital do vento”.
Ao chegar à estação de trem, conhece o jovem José Paiva, conhecido como Zeca da Curva (Luiz Fernando Ianelli), que começa a ter uma relação muito próxima com o engenheiro.
Zeca é misterioso, pois parece ter poderes especiais, principalmente em relação ao domínio do vento.
Pouco antes da partida do engenheiro para outro lugar, Zeca da Curva desaparece da cidade, assim como o vento.
Todos na cidade começam a atribuir seu desaparecimento a Nery, a quem acusam de ter mantido relações sexuais com o rapaz.
Vale prestar atenção no personagem Mário (Oscar Felipe), que é primo de Zeca e homossexual enrustido.
O filme é interessantíssimo, cheio de insinuações e frases ambíguas, e tem um ritmo lento e contemplativo. Trata de preconceito e discriminação sem dizer nada explicitamente.
O roteiro foi adaptado por Millôr Fernandes do conto “O iniciado do vento”, do mineiro Aníbal Machado. Millôr também assina os diálogos. De beleza plástica incomparável (mesmo em preto e branco), agora está disponível gratuitamente no streaming Itaú Cultural Play.
Curiosidades
Na década de 1960, os contos de Aníbal Machado "Tati, A Garota" (1973) e "Viagem aos Seios de Duília" (1964) também ganharam versões para o cinema, com colaboração do próprio Aníbal nos roteiros.
Manoel Carlos adaptou vários contos de sua obra na novela "Felicidade", exibida pela TV Globo em 1991.
Aníbal teve 6 filhas; entre elas, a escritora e teatróloga Maria Clara Machado (1921-2001), cultuadora e guardiã de sua obra.
Lekitsch, Stevan. Cine arco-íris: 100 anos de cinema LGBT nas telas brasileiras (Portuguese Edition) (p. 48). Edições GLS. Edição do Kindle.
Assista GRATUITAMENTE no Itaú Cultural Play: https://assista.itauculturalplay.com.br/ItemDetail/62014a103d4617df50207a74/684c780f737dae68be02ae1a

Comentários
Postar um comentário