Registros históricos denunciam que a rainha tinha uma impressionante fisionomia masculina e era tida como bissexual.
Sinopse
Século XVII. A pequena Cristina ainda é uma criança quando ganha a coroa de rainha, após a morte do pai. Seu reinado é tranquilo e tão liberal quanto o comportamento da moça.
Porém, seu posto exige que ela se case. Com vários pretendentes interessantes, Critina resolve descobrir as verdadeiras intenções de um deles, o embaixador espanhol Antonio (John Gilbert).
Para se aproximar dele sem ser percebida, ela se disfarça de homem e promove um encontro casual entre os dois na Espanha. Os dois acabam vivendo uma intensa paixão.
Mas por qual dos dois o embaixador estaria apaixonado? Pela mulher ou pelo homem que conheceu primeiro?
Elenco e Direção
Com Ian Keith, Lewis Stone, Elisabeth Young, C. Aubrey Smith, Reginald Owen, David Torrence, Gustav von Seyffertitz, Ferdinand Munier.
Direção de Rouben Mamoulian. Duração de 97 minutos.
Curiosidades
Um filme que trata de performance de gênero e sexualidade na década de 1930.
O filme é baseado na história real da Rainha da Suécia que reinou entre 1632 e 1654. A Rainha foi coroada aos 6 anos de idade e, até aquele momento, foi criada como um menino. Usava roupas masculinas e, acredita-se que ela tenha nascido uma pessoa Intersexo. Ela nunca se casou.
No filme, Cristina abdica do trono em 1654 para ficar com Dom Antonio, mas o motivo real para ela abdicar não foi esse.
Durante as filmagens Greta Garbo tinha 28 anos de idade, a mesma idade da Rainha na época retratada. E Greta foi protagonista de um filme com essa idade. Na maior parte do filme Greta usa um chapeu masculino, pouca maquiagem e um cabelo curto.
Nos primeiros 15 minutos de filme, a Rainha beija a sua dama de honra Ebba, um beijo lésbico em tela grande em 1933. Numa das cenas em que Cristina discute com Ebba, Cristina afirma que Ebba "finge gostar dela".
O personagem Dom Antonio, feito no filme pelo ator John Gilbert, era pra ter sido feito por Laurence Olivier. Porém, Greta Garbo não gostou da postura do ator, e mandou demiti-lo logo após os ensaios.
Numa fala icônica, Dom Antonio, ao encontrar com Cristina sem saber que é ela, ordena ao capataz para dar "1 dolar ao rapaz" (Cristina).
Em outra cena relevante, Dom Antonio chega a uma taberna, onde, em alguns países, só é permitida a entrada de homens, e encontra Cristina, disfarçada. Ao pedir um quarto, descobre que só há apenas um disponível. A dona da pensão sugere que ele divida o quarto (e a cama) com outro "homem" (Cristina).
Quando Cristina tira a roupa para dormir, na frente de Dom Antonio, ele afirma: "eu sabia (que era uma mulher)". Será que sabia?
Uma cena engraçada retrata quando um empregado de Dom Antonio, após ele e "o outro homem" ficarem 5 dias sem sairem do quarto (e da cama), faz uma pergunta se eles desejam chocolate quente, fazendo uma expressão de estranhamento sobre o tanto tempor que estão trancados.
Com poucos recursos na época, os "grandiosos" cenários e fundos, não eram construídos, mas sim, projetados em telas brancas para dar a impressão de perspectiva e profundidade.
É uma produção americana da MGM (Metro Goldwyn Mayer), que trouxe Greta Garbo da Europa, a atriz sueca que encantou Hollywood, autora da famosa frase: "Live me alone!" (Deixem-me sozinha), quanto se retirou da indústria do cinema aos 35 anos.
Como curiosidade final, a atual Rainha da Suécia, a Rainha Silvia, viveu no Brasil por 14 anos, morou e estudou em São Paulo (SP), e fala português fluentemente.
Infelizmente não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no momento.
Lekitsch, Stevan. Cine arco-íris: 100 anos de cinema LGBT nas telas brasileiras (Portuguese Edition) (pp. 25-26). Edições GLS. Edição do Kindle.

Comentários
Postar um comentário