FILME: Casanova de Fellini (1976)

FILME: Casanova de Fellini (1976)
Baseado no livro de sua própria autobiografia (Giácomo Casanova), Fellini vai pintar novamente com cores fortes a vida de Casanova (Donald Sutherland), um homem sedutor que tem como diversão acumular amantes, sejam eles mulheres ou homens, em meio ao século XVIII na Europa. 

Apesar de não ser integrante de nenhum grupo em particular, costumava estar entre a nobreza e entender de política; não por querer fazer parte, mas apenas para satisfazer seus desejos sexuais. 

Fútil e desinteressado, daqueles que tratam as pessoas como objetos de coleção, começa a mudar depois que, numa de suas aventuras, apaixona-se de verdade.

Sutherland, em atuação afetada, cheia de trejeitos e roupas esquisitas, encontra, como sempre, diversos personagens bizarros constantes nos filmes de Fellini. 

Curiosidades:

Ganhou o Oscar de Melhor Figurino em 1977 e foi indicado também a Melhor Roteiro Adaptado.

Os distribuidores desejavam o ator Robert Redford para o papel de Casanova, mas o diretor Federico Fellini recusou selecioná-lo.

O mar do filme foi criado com sacos plástico de lixo rasgados; Fellini pretendia enfatizar a plasticidade da vida e da jornada de Casanova.

O ator Donald Sutherland, que usava um nariz e um queixo protéticos, raspou uma vez a parte frontal do cabelo rindo e dizendo que "quando Fellini diz 'corte o cabelo', deve-se obedecê-lo".

Num dos diálogos do filme, Casanova diz: "Fui à Holanda, à Bélgica, à Espanha. Em Oslo, fiquei gravemente doente." Mas a capital da Noruega chamava-se Christiania na época; só adotou o nome Oslo em 1925. E a Bélgica só surgiu em 1830; essa região teria sido chamada de Países Baixos Austríacos ou pelos nomes das províncias individuais de Brabante, Hainaut e Flandres.

Donald Shuterland é pai de Kiefer Shuterland, ator do filme Conta Comigo (1986), também citado neste livro e blog, e famoso pela série de TV "24 Horas" (2001 - 2010).



Lekitsch, Stevan. Cine arco-íris: 100 anos de cinema LGBT nas telas brasileiras (Portuguese Edition) (p. 65). Edições GLS. Edição do Kindle. 

Imagem: Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=6155081

Fontes: além do livro, Adoro Cinema e IMDB.

Comentários