Baseado no famoso livro do escritor maranhense Aluísio Azevedo, publicado em 1890. João Romão (Armando Bogus) é um português que se instala no Rio de Janeiro (RJ) logo após o término da monarquia brasileira.
Abrindo uma mercearia, começa a juntar dinheiro para construir um casarão e abrigar pessoas pobres, o que seria chamado posteriormente de cortiço. Romão tem a ajuda de Bertoleza, uma escrava que fugiu da fazenda onde trabalhava, e que seduz todos os homens da região.
No cortiço, uma vez inaugurado, outras figuras notórias vão tomar lugar: Rita Baiana (Betty Faria), mulher bonita e atraente que, apesar de casada, também desfruta do prazer com vários homens.
Pombinha (Sílvia Salgado), é uma menina pura e inocente que só poderá se casar depois que menstruar, mas isso nunca acontece; e sua madrinha Leoní (Lucy Mafra), a personagem que mais nos interessa, que é apaixonada por Pombinha e lhe apresenta os prazeres de ir para a cama com alguém do mesmo sexo.
O ator Mário Gomes no auge da beleza também participa do elenco e do cartaz do filme como um dos amantes de Rita Baiana.
Com um final moralista, após tantas traições e seduções, o cortiço pega fogo sem se saber a causa, numa tentativa de “purificar” o local. Mas há de se perdoar, para um livro escrito no final do século XIX.
Direção de Francisco Ramalho Jr.
Curiosidades:
Essa seria a segunda versão do livro naturalista, assinada pelo diretor, roteirista e produtor Francisco Ramalho Jr., mais tarde responsável por outros filmes de sucesso, como "Das Tripas Coração" (1982), "O Beijo da Mulher-Aranha" (1985) (também neste livro e blog) e, mais recentemente, "O Casamento de Romeu e Julieta" (2005).
A primeira versão do livro para o Cinema teria sido feita em 1945 por Luis de Barros, um dos maiores produtores e realizadores de Cinema Brasileiro da história.
Há uma cópia não oficial disponível no YouTube.
Lekitsch, Stevan. Cine arco-íris: 100 anos de cinema LGBT nas telas brasileiras (Portuguese Edition) (pp. 68-69). Edições GLS. Edição do Kindle.
Imagem: Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=5651541
.jpg)
Comentários
Postar um comentário